Simplicidade, Velocidade e a Revolução da Internet

 

No cenário competitivo da internet, a simplicidade e o acesso rápido a informação são considerados fatores fundamentais para o sucesso. É com este propósito que as novas gerações de domínios de primeiro nível, também conhecidos como TLDs “top level domains” vem ganhando espaço e prometem revolucionar o cenário mundial da Internet.

Atualmente as extensões de domínios mais populares já estão saturadas, sendo cada vez mais difícil conseguir uma boa combinação. Contudo, uma nova iniciativa da ICANN, entidade mundial responsável pela administração do sistema de nomes de domínios genéricos (gTLDs) e de códigos de países (ccTLDs), está trazendo inovação e concorrência para os populares .com, .net e “.com.br”. O projeto consiste em aumentar consideravelmente as extensões de domínios existentes na internet e promete ampliar dezenas de vezes as possibilidades de combinações de nomes de domínios, como por exemplo a utilização destas novas extensões .tech, .cloud, .online, .top, .site, .shop e .auto.

A expectativa do projeto é lançar mais de 1300 novas extensões de domínios genéricos nos próximos anos, um número realmente impressionante, considerando que desde 1985 apenas 22 gTLDs foram lançados. Atualmente já existem milhões destes novos domínios registrados ao redor do mundo, e o Brasil já está entre os 30 países que mais registram estas novas extensões no ranking global, ficando atrás de países como China, EUA, Alemanha e Inglaterra.

Com essa movimentação, as empresas precisam se preparar para protegerem suas marcas com as novas extensões de domínios que correspondam as suas áreas de atuação. Agências, desenvolvedores web, varejistas, empreendedores, indústrias, comerciantes e empreendedores terão novas opções para tornarem seus sites, campanhas e projetos online mais criativos e inovadores. E novos empreendimentos terão possibilidades infinitas para encontrarem por aquele nome de domínio tão desejado.

Existem diversas aplicações e benefícios para as novas extensões de domínios. Primeiro é a simplicidade de apresentar a área de atuação da empresa na própria URL, como nos casos de .software, .computer, .solutions e .hotel. Esta “auto-descrição” torna as marcas ainda mais relevantes e memoráveis. E além disto, a palavra-chave no nome do domínio é um critério importante que pode influenciar na relevância junto aos motores de buscas como o Google.

Depois nunca foi tão fácil explicar sobre serviços, produtos ou campanhas online, como na utilização de terminações .cloud, .host, .digital, .tickets, .top e .email, tornando-os muito mais marcantes na percepção dos clientes e consumidores. Outra opção está em usar a geografia para reforçar a identidade do local, como nos casos de .rio, .london e .nyc.

Comunidades ou grupos específicos também recebem as suas próprias identificações, como o .tech que reforça o contexto tecnológico e .dev ou .guru para desenvolvedores ou profissionais de internet.

Fazendo jus a importância deste movimento, grandes empresas já possuem suas próprias extensões, como por exemplo: .globo, .itau e .sony . Trazendo um viés de inovação e valor percebido para a marca.

Existem extensões de domínios e combinações para todos os tipos de negócios, comunidades, estilos, gostos e tendências, tudo para proporcionar uma experiência realmente marcante na vida dos clientes e consumidores. Basta usar a criatividade que será possível encontrar combinações infinitas, como: projeto.social, smith.guru, suporte.ninja, agencia.marketing, cervejaria.beer, estilo.moda e assim por diante.

Por fim, esse movimento resulta em algum investimento de marketing, adaptação cultural e depende da própria evolução natural da internet no âmbito global. O fato é que este cenário realmente está criando uma nova oportunidade para empresas, empreendedores e pessoas se destacarem na internet e se tornarem ainda mais competitivas e inovadoras. E o quanto antes estiverem inseridas neste contexto, mais rápida ocorrerá a evolução da internet no Brasil e no mundo.