Novas Estensões de Domínios – O Novo Normal

Quase um ano atrás escrevi um artigo chamado Domain Reselling – Ushering in the new gTLDs falando sobre como as marcas vem lentamente se afastando de domínios tradicionais, como .COM e de fato estão começando a aderirem as novas extensões de domínios, também conhecidos como gTLDs (exemplos: .online, .tech, .top, .agency). Na época citei exemplos de empresas famosas como: Google, Reliance, entre outros impérios multibilionários que estão tomando este mesmo caminho. Pois é, um ano depois, estou ainda mais convencido sobre a popularidade destes novos gTLDs.

O que me convenceu? Simples. Tenho associado que startups, pequenas ou médias empresas que estão em expansão ou estão num crescimento acelerado, já vem utilizando os novos gTLDs. Vejam abaixo casos de empresas ainda não tão conhecidas, que adotaram os novos gTLDs com bastante sucesso:

 

Caso 1: Opus Events Agency

A Opus Events Agency foi fundada em 2000, fazendo conferências e eventos corporativos. Eles sempre acreditaram em trabalhar sem limites para alcançar o sucesso. E é por isto que a empresa teve um enorme crescimento de 86% entre 2011 e 2014, ganhando um lugar na lista das maiores empresas.

A Agência decidiu afastar seu longo e desajeitado nome de domínio para um novo gTLD que se encaixa em seu perfil. Eles simplificaram seu domínio, utilizando apenas: www.opus.agency

 

Caso 2: Harmony Healthcare Solutions

Esta empresa de assistência médica executiva passou de ‘harmonyhealthcaresolutions.com’ apenas para ‘harmony.solutions’. Eles ainda pagam uma taxa anual de US$ 25 para manter o domínio .COM para proteger a marca.

A Harmony Solutions não somente aderiu a ideia de um novo gTLD, mas também garantiu os domínios harmony.expert, harmony.consulting e harmony.healthcare para possíveis utilizações no futuro.

 

Caso 3: Consumer Electronics Show (CES)

A Consumer Electronics Show é uma feira organizada pela Consumer Technology Association, realizada em Las Vegas. O evento é uma vitrine de várias tecnologias e novos produtos na indústria de eletrônicos de consumo.

Quase duas semanas atrás, CES decidiu também aderir a um novo domínio e então passaram de ces.com para ces.tech. Eles escolheram este novo gTLD para explicitar a paixão por tecnologia que representam!

 

Conclusão:

Estes são apenas três casos de utilização das novas extensões de domínios, mas vejo que esta lista já está crescendo rapidamente. Constantemente tenho realizado estudos sobre a forma como estes novos gTLDs estão crescendo no mercado global. E isto apenas está acontecendo, pois as empresas estão optando pelo incomum, pelo caminho da inovação.

Neste último ano, desde que escrevi meu último texto para o blog, o Google lançou sua nova Venture Alphabet Inc com 0 domínio .XYZ e tivemos recordes de venda para esta extensão neste período.  Com certeza, a maior conquista é ver que novas empresas ou empresas menores já estão aderindo a este movimento. Sejam bem vindos novos gTLDs, “O novo normal”.