Como evitar problemas comuns de SEO

Entendemos que como designer, você odeia que lhe digam o que fazer e como fazer. Não é nossa intenção travar a criatividade, porém existem algumas coisas que os designers podem manter em mente em benefício do site, mais específicamente, tendo em vista o SEO. Listaremos alguns problemas comuns na construção de um site que podem dificultar o SEO:

1)  Substituir o texto por imagens.

Texto ainda é importante. Claro, as imagens são mais atraentes, mas se você quiser melhorar o seu SEO, texto ainda é mais facilmente compreendido pelos motores de busca.

Texto é importante para as palavras-chaves que são a base para o site bem otimizado. Porém, você deve ficar atento em não usar muitas palavras chave, pois o Google pode identificar como “Keyword stuffing”, uma tática de black-hat, e penalizar o site rebaixando-o ou não o classificando nas buscas.

Se no entanto, você quiser manter as imagens, certifique-se de fornecer ‘alt-text’ às suas imagens. Atribuindo ‘alt-text’ para suas imagens em gifs, jpgs e pngs dá aos motores de busca uma descrição em texto do conteúdo visual.

De acordo com o algoritmo de classificação do Google, o texto corresponde a 15% do conteúdo.

Componentes do Algoritimo de classificação do Google
De acordo com “72 SEOs surveyed for SEOmoz’s Biennial Search Ranking Factors”

Confiança e Autoridade do Domínio – 23.87%

Popularidade do link da página específica – 22.33%

Texto âncora de links externos para a página – 20.26%

Palavras-chave usadas na página – 15.04%

Dados de Registro + hospedagem – 6.91%

Dados de Tráfego + CTR – 6.29%

Dados gráficos de Social Mídia – 5.30%

2) Falta de Breadcrumbs

Um erro comum dos designers é deixar de fazer o Breadcrumb. Um Breadcrumb bem projetado irá otimizar o SEO do seu site. Links em texto são facilmente reconhecidos pelo Google. Além disso, eles fornecem uma navegação hierárquica transparente que faz o seu site mais amigável para o usuário.

3) O Problema do m.yoursite.com

Muitos designers e desenvolvedores debatem entre a construção de um site móvel e um site responsivo. Um site responsivo pode ser uma alternativa mais sábia uma vez que o site móvel pode acabar dividindo o PageRank, reduzindo seu rank do site em geral. Isto ocorre principalmente devido às URLs diferentes. Em um site responsivo o uso de uma única URL para as duas plataformas assegura que isto não aconteça.

4) Elementos Flash

Flash é um desastre para o SEO. Existem vários problemas associados com o Flash:

  • As Ferramentas de busca não podem lê-los

  • Os usuários normalmente desativam os “players” em flash

  • Eles não são compativeis com os dispositivos móveis

HTML5 é uma ótima alternativa. É um amigável ao SEO e indexado com sucesso pelas ferramentas de busca.

5) URLs e Nomes de Arquivos Confusos e Inapropriados

Um link descritivo não é somente amigável para usar, como também é entendido pelas ferramentas de busca e contribui para o ranking da página. Incluir palavras descritivas e manter a URL curta são coisas essenciais para se manter em mente.

Por exemplo: http://www.livros.com/top-10-melhores-livros é muito melhor do que http:/www.livros.com/top/f=38235FG, não só para as ferramentas de buscas, mas para todos os visitantes do site.

6) Não Prestar Atenção ao “404 Error”

O “404 Error” é possívelmente a pior coisa que pode acontecer a um desenvolvedor. Não é ? Customizar esses “404 Error” pode ser extremamente divertido e criativo. Embora, isso possa parecer uma solução temporária, os designers se esquecem de adicionar elementos necessários, mesmo nestes. Elementos de navegação como um link de volta ao seu site, podem não só melhorar a experiência do usuários, como também melhorar o SEO. A falha ao não fazer isso reflete como links quebrados para uma ferramente de busca.

Em seguida, alguns dos mais criativos “404 Error”.

Image 1 – Página não encontrada
Image 2 – 404 página não encontrada. Eu comi isso. Eu juro!
Image 3 – 404 não encontrada. Por favor, seguir para o primeiro nível

Nós adoramos ouvir você. Compartilhe sua opinião no comentário abaixo!