Como a Trademark Clearinghouse pode proteger sua empresa contra infrações

Nos últimos tempos, vimos uma grande mudança na indústria de domínios. Com os nomes de .COM se tornando escassos, os novos gTLDs ganharam muita popularidade. .XYZ tomou o mercado rapidamente, outros nTLDs como .ONLINE e .TECH fizeram um número recorde de registros. Como Reseller, você provavelmente está muito familiarizado com os gTLDs e com a ascensão. Mas a ascensão destes 1.800 novos TLDs abriu o risco de violação de marca registrada. Como uma marca protege seu nome nas extensões mais recentes?

Entre na Trademark Clearinghouse.

O que é a Trademark Clearinghouse?

Para resolver a questão que acabamos de mencionar, a ICANN, órgão governante da Internet, criou um sistema centralizado para verificar os direitos de marca existentes para todos os novos gTLDs.

Benefícios do registro no âmbito da TMCH:

Marcas ou marcas comerciais com seus registros na TMCH:

  1. Pode registrar nomes de domínio idênticos durante o Período Sunrise
  2. Será notificado em caso de violação de seu nome de marca registrada em um novo gTLD
  3. Será notificado se o nome idêntico estiver registado

Em um artigo que escrevemos em 2015, mencionamos o que era a TMCH, os termos associados a ele e os casos icônicos como o CANYON.BIKE e SPEEDTEST.ORG. Neste artigo, quero dar mais ênfase sobre a sua importância e as disputas de domínio mais recentes envolvendo os novos gTLDs.

Por que isso é importante?

Como mencionado anteriormente, os novos gTLDs abriram marcas para a violação. Não há dúvida sobre isso. De acordo com a WIPO, os novos gTLDs representaram 10% do número de casos da UDRP da WIPO em 2015, o que incluiu um total de 4364 nomes de domínio! .CLUB,. EMAIL e .XYZ foram os mais comuns. Os TLDs com código de países representaram 13,7% de todos os depósitos junto à WIPO em 2017.

Em 2015, as três principais indústrias apresentaram queixas por ciberespeculação: fashion, banking & finance & Internet & IT. Você pode ver o infográfico completo aqui.

O registro Trademark Clearinghouse dá aos proprietários de marcas um registro verificado no banco de dados global. Porque o benefício deste é três vezes como mencionado acima, é uma oportunidade para as marcas protegerem-se (economizando tempo e dinheiro), bem como tomar medidas apropriadas contra violadores.

Casos de ciberespeculação

BMW

Em 2015, a empresa de automóveis, BMW ganhou os direitos de b.mw. MW sendo um ccTLD para o Malawi. BMW lutou o caso com base na crença de que o domínio foi registrado deliberadamente de má-fé. Especialmente desde que o registrante vendeu o domínio por $1 milhão!

O réu não respondeu às alegações. Ele, de fato, também possui um a.mw, c.mw e poderia ter talvez ganhado o caso, uma vez que não era um registro autônomo.

Hugo Boss

Marca de luxo alemã, Hugo Boss ganhou o caso e os direitos de hugoboss.site em junho do ano passado. A marca de moda argumentou que o nome de domínio poderia causar confusão com a marca registrada de Hugo Boss e que o proprietário estava usando de má-fé. O registrante do domínio não respondeu à queixa.

A Hugo Boss registrou sua marca como marca internacional em abril de 1987. O painel da OMPI, Ian Lowe, disse que a marca tinha “direitos indubitáveis ​​e incontestáveis” para o domínio devido à marca “Hugo Boss”.

LEGO

LEGO apresentou 236 casos sob a Política Uniforme de Resolução de Disputas desde 2006 e nunca teria perdido um único caso! A empresa ou ganha o caso ou o caso é encerrado antes da investigação.
Estratégia para Proteger a sua marca da ciberespeculação

  • Verifique as suas marcas: A sua prioridade número 1 como marca é registar a sua marca comercial na TMCH. Certifique-se de que o seu portfólio de marcas está atualizado.
  • Investigar: Se você encontrar sua marca sendo violada em um nome de domínio, verifique se o domínio é resolvido. Se o fizer, certifique-se de tirar screenshots como evidência. Verifique os arquivos na Internet para obter registros do proprietário, data, status atual do site, data de expiração, informações de contato, servidores de nomes, etc. e reter cópias dos registros Whois.
  • Procure por intenção ou “má-fé”: Se a finalidade do nome de domínio é vender, faça uma oferta (você saberá isso se o registrante oferece vender o domínio a um preço muito maior do que o preço de registro) ou apenas para interromper o negócio do titular da marca, você tem uma boa chance de ganhar o caso.
  • Perseguir ciberespeculadores: Enquanto você tem que escolher suas batalhas (se houver muitos) a forma menos dispendiosa de apresentar uma queixa é através de uma Suspensão Rápida Uniforme (uma versão mais rápida da Política de Resolução de Disputas de Nomes de Domínio). Os registros da TMCH podem ser usados ​​como prova para verificar a violação de marca registrada no âmbito do URS.

Conclusão

Sua identidade online é extremamente importante. Uma ameaça de violação tem que ser tratada com muita atenção, pois pode manchar a imagem de marca. A Clearinghouse de Marcas Registradas foi especificamente lançada para configurar suporte para os novos gTLDs e é uma obrigação para uma marca que deseja se proteger. Como a ICANN descreve a TMCH, é “A única solução para proteger sua marca na era dos novos gTLDs

About Claudio Alves Jr

Claudio Alves JrClaudio é consultor de novos negócios na ResellerClub Brasil. Formado na área de Marketing, com especialização em Marketing Digital. Tem habilidade em desenvolver pequenos negócios em grandes. Gosta de futebol, livros e games. Seu sonho é ser um especialistas em desenvolvimento de empresas.

Claudio Alves Jr

Claudio Alves Jr

Claudio é consultor de novos negócios na ResellerClub Brasil. Formado na área de Marketing, com especialização em Marketing Digital. Tem habilidade em desenvolver pequenos negócios em grandes. Gosta de futebol, livros e games. Seu sonho é ser um especialistas em desenvolvimento de empresas.