Ciclo de Vida de um Domínio

Milhares de domínios são registrados a cada dia. Quase todos os domínios começam de forma semelhante – estão todos disponíveis para registro e expiram depois de certo período. Para aqueles que estão interessados ​​em comprar um domínio deve compreender o seu ciclo de vida. Uma vez que este é a coisa mais importante na internet, vamos entender o que acontece entre o registro e a desativação. Depois de obter mas informações sobre o ciclo de vida de um domínio, possivelmente poderá manter um domínio que está prestes a ser deletado ou possa ter sido acidentalmente expirado.

Domínios Disponíveis

Em todo o ciclo de vida de um domínio, a primeira etapa é a disponibilidade. Nesta fase, o domínio está disponível e não está registrado por nenhuma entidade. Utilize um provedor para procurar um nome de domínio disponível. Esses domínios estão disponíveis para registo pelo período de 1 até 10 anos.

Período: Registrado

O domínio ficará ativo e registrado pelo o prazo que você realizou o pagamento. Após o registro, o provedor deve mantê-lo por um período mínimo de 60 dias. Após este período o domínio poderá ser transferido para outro provedor, se for necessário. Além disso, se você quiser mantê-lo por um período mais longo, você precisa renová-lo. A maioria dos provedores irá notificá-lo com bastante antecedência antes do domínio expirar. Isso torna mais fácil para você renová-lo logo no início e não perder tempo.

Período: Vencido

Se você não renovar o domínio antes do vencimento, o domínio será excluído e todos os serviços atrelados a este domínio ficarão indisponíveis. Na verdade, o domínio não pode ser transferido para outro provedor, a menos que seja renovado. Após o vencimento, o domínio entra em um período de carência que pode durar de 30 até 45 dias, dependendo da extensão e do provedor. Este é o período em que você pode renovar o domínio regularmente, sem ter que pagar multas. No entanto, se o domínio ainda não for renovado durante esta fase, entrará no período de redenção.

Período: Redenção

No final do período vencido, o domínio entra num período de resgate de 30 dias. Durante esta fase, a maioria dos provedores removem todas as informações sobre o domínio. O domínio é então removido, tornando mais custoso para recuperá-lo. A maioria dos provedores cobram um valor fixo para recuperação durante este período.

Período: Aguardando Eliminação

Se o domínio ainda não foi renovado no período de redenção, em seguida, irá para a fase de exclusão pendente. Este período tem a duração de 5 dias. Após este período domínio será excluído, tornando-o disponível publicamente para registro.

Excluído e Ativo – Renove o mais rápido possível

O domínio é excluído e se tornará disponível para qualquer pessoa registrá-lo. Para evitar a perda de seu domínio, você deverá renová-lo o quanto antes.

Achou este artigo informativo? Compartilhe!