Blog – O Caminho para o Sucesso

Uma novidade, uma notícia, um título cativante jamais são ignorados por leitores ávidos. Títulos atraentes e histórias cativantes contribuem para que empresas obtenham melhores taxas de conversão e uma base de clientes mais abrangente. Ao redor do mundo, empresas mantém contas em diversas plataformas para blogging.

Middle circle: Seu Blog

Others:

  • Ajuda a avaliar percepções e opiniões. (down)
  • Conquista a confiança da audiência ao demonstrar pioneirismo e liderança. (left)
  • Garante que você sempre tenha conteúdo atualizado em seu site. (right)
  • Constrói uma plataforma de comunicação para ofertas e outras promoções. (up)

Manter um blog pode realmente impactar um negócio de forma positiva?

A maioria das empresas que costumavam utilizar a mídia tradicional para promover seus produtos e serviços online, já perceberam, ainda que tardiamente, a significância dos blogs e plataformas de mídia social. Uma simples olhada nas estatísticas das atividades relacionadas a blogs permite perceber a importância de blogar.

  • 92% das empresas que atualizaram seus blogs mais de uma vez por dia, adquiriram um cliente através de seu blog.
  • Comerciantes B2B que usam blogs tem 67% mais leads do que aqueles que não blogam.
  • Pequenos negócios que blogam tem 126% mais leads do pequenos negócios que não blogam.
  • 60% dos consumidores declararam ter uma percepção mais positiva sobre empresas que blogam.
  • 68% dos consumidores declararam interesse em ler conteúdo gerado por uma marca em que estejam interessados.

Para revendedores de domínio, mais do que demostrar a disponibilidade de certas extensões (TLDs e gTLDs), é fundamental a interação com potenciais compradores. Blogs que são citados em vários sites, inevitávelmente, aumentam a visibilidade daqueles que pretendem vender seus produtos com a ajuda de ferramentas de busca. Em outras palavras, quanto mais a empresa se comunica com clientes em potencial, mais chances ela tem de fazer negócios.

Construindo um blog de sucesso

Hoje, os blogs impactam tanto consumidores quanto anúncios, porém com uma influência mais sustentável. Plataformas para blogs como o Blogger, WordPress, Tumblr, Hubspot, Mashable, Techcrunch, entre muitas outras são as plataformas mais populares para a publicação de blogs. Além dessas plataformas, muitas empresas mantém um blog em seu próprio site, como um canal para divulgar suas opiniões; gerentes de marketing digital com frequência partilham suas idéias nesses espaços, assim como nós.

Algumas empresas estimulam seus empregados a blogar em seus sites como uma forma melhorar relações com o cliente. Aqui está uma amostra do que um blog pode fazer pelo seu negócio:

A decisão de manter um blog corporativo ou uma plataforma que fale da sua marca depende do quanto você deseja engajar sua audiência. Blogs corporativos também são criados para promover eventos importantes para a marca, discutir os desaficos da indústria e compartilhar os planos futuros de um negócio. Se você pretende publicar seu conteúdo em outros sites e plataformas, o caráter do texto deve ser diferente uma vez que comerciantes digitais falam como observadores em plataformas diversificadas. Assumindo uma postura de observador na sua escrita, seu texto poderá ser reproduzido em outros blogs e sites que não os da sua empresa.

Como cativar clientes com um blog:

  1. Bom conteúdo é fundamental: escrever sobre eventos recentes pode atrair notícias, mas talvez não engaje o seu cliente positivamente. Dê preferência para idéias com as quais o leitor pode conectar-se facilmente.
  2. Seja informativo e você será reconhecido: certas empresas estão voltadas para nichos da indústria que são reverenciados pela natureza da informação que publicam. Conteúdo exclusivo e informações aplicáveis ajudam a criar uma presença online para o blog.
  3. Seja criativo: empresas como a Disney, IBM, Virgin e BBC estão sempre reinventando seus blogs. Alguns blogs corporativos usam imagens enquanto outros usam um posicionamento criativo de blogs e informação.
  4. Título é tudo: os blogs mais compartilhados são aqueles com títulos chamativos, cativantes e exclusivos. Por vezes, títulos simples causam um grande impacto nos leitores.
  5. Deixe sua opinião: o produto-chave de um blog é frequentemente a opinião deixada nele pelo blogueiro. Num mundo altamente competitivo, a última palavra realmente impacta negócios. Proprietários de websites não devem hesitar em utilizar blogs como um canal de comunicação ideal para expressar suas opiniões.